Com mais pessoas em casa por conta da quarentena decretada pelo governo paulista, o número de acidentes de trânsito diminuiu, mas os casos de incêndios subiram 60% no somente no Estado de São Paulo, veja por que é importante contratar um Seguro Residencial, seja para Casa, Apartamento, Casa de Veraneio ou Imóvel Comercial.
Maiores causas de incêndio em residências
Com base nas ocorrências atendidas nos últimos meses, o Corpo de Bombeiros, informa que as maiores causas de acidentes domésticos relacionados ao:
- Uso do fogão,
- Álcool em gel
- Sobrecarga em tomadas.
Uso de fogão
O Corpo de Bombeiros informa que boa parte das ocorrências em incêndios domésticos ocorrem com panelas com óleo quente. Muitas pessoas se distraem e deixam o óleo esquentar demais. Em seguida, jogam algum produto com água, como batatas, peixe, cebola, e causam incêndios.
O óleo e a água não se misturam. Quando você joga água dentro do óleo, ela afunda, mas está tão quente que ela evapora imediatamente e sobe de novo jogando para cima partículas de óleo. Isso pode causar chamas de até dois metros de altura em cima do fogão.
Álcool em gel
O álcool 70% foi retirado das prateleiras no início dos anos 2000 por causa do grande número de incêndios e acidentes. Voltou recentemente porque é necessário para assepsia contra o coronavírus.
Mas é necessário esperar que ele evapore completamente antes de fazer contato com fogo. Algumas pessoas fazem assepsia com esse álcool e acendem um cigarro na sequência. “Pega fogo mesmo”, afirmou o bombeiro.
O álcool gel se torna ainda mais perigoso por ter uma combustão quase completa e sua chama ser praticamente invisível. Isso dificulta que as pessoas saibam quando ele está em combustão e coloque outros objetos inflamáveis perto, como um pano de prato ou um pedaço de madeira.
O benjamim ou “T”, como também é conhecido o adaptador capaz de agrupar mais de um equipamento na mesma tomada, é apontado pelos bombeiros como outro grande vilão dos incêndios domésticos.
Sobre cargas em tomadas
O benjamim e a régua são vistos pelo bombeiros como um dos grandes causadores de incêndio. A pessoa compra uma cafeteira de 20 amperes, mas tem uma tomada de 10. Ela adapta num benjamim e coloca para funcionar, mas a tomada não vai suportar porque não foi projetada para aquilo. O correto é trocar a tomada por uma de 20 amperes
Um dos sinais mais comuns de que algo está errado nas instalações elétricas de uma casa é quando o funcionamento de algum aparelho causa uma queda de energia na casa inteira.
Quando alguém liga o liquidificador, o chuveiro ou algo que puxa muita energia e dá uma queda na energia? A lâmpada algumas vezes até fica mais fraca. Isso é um sinal de que é necessário chamar um eletricista para que ele avalie a situação elétrica do imóvel imediatamente..
O alerta ainda é maior para o uso de equipamentos com grande potência para aquecimento imediato, como cafeteira elétrica, ferro de passar, microondas e sanduicheiras.
Esses eletrodomésticos recebem uma alta carga de energia, que esquentam o fio. Se as instalações elétricas forem antigas, há uma grande chance de pegar fogo, principalmente se um pano, madeira ou papel tiver próximos da tomada ou da fiação.
Por que contratar o Seguro Residencial?
O Seguro Residencial com a cobertura básica de Incêndio, já irá resolver todos os problemas relacionados a Incêndio, Explosão e Fumaça, relacionados ao prédio e ao conteúdo, o valor do seguro da cobertura de incêndio é irrisória, perto do prejuízo que um incêndio possa vir a ocasionar.
Muitas pessoas acham desnecessário fazer um Seguro Residencial de Imóvel Alugado, mas nestes casos vai nosso alerta, pois ainda nestes casos, o Seguro Residencial se torna ainda mais importante, leia mais em nosso Post: Lei do Inquilinato, o que prevê a lei sobre o Seguro Residencial.
Coberturas adicionais do Seguro Residencial
Além de ter o Seguro Residencial com a cobertura de Incêndio, várias outras coberturas podem ser contratadas, como Danos Elétricos, Roubo e Furto, Vazamentos e Tubulações, Responsabilidade Civil, Perda ou Pagamento de Aluguel, entre outros.
Serviços emergenciais
A vantagem de se ter um Seguro Residencial, além de pagar pouco, as seguradoras adicionam ao Seguro, Serviços para a Residência, como Chaveiro, Reparo Hidráulico, Reparo Elétrico, gratuitamente.
Outras Serviços podem ser agregados, como Conserto para toda a Linha Branca (Fogão, Geladeira, Freezer, Máquina de Lavar, Microondas, etc), Limpeza de Caixa d´água, Dedetização, etc.