Seguro para Motorista de Aplicativo: Tudo o que você precisar saber.
Talvez esse seja um dos assuntos mais comentados do momento: Uber e 99 Táxi. É um tema que desperta muito interesse e dúvidas, tanto para motoristas quanto a passageiros. Mas afinal de contas: Como funciona o Seguro para Motorista de Aplicativo?
Motoristas que ingressam para trabalhar com o aplicativo também têm dúvidas frequentes:
- Há uma classe de seguro para Motorista de Aplicativo?
- Se eu for dirigir, tenho que ter um seguro especial?
- Posso dirigir o carro com meu seguro convencional?
De fato, as perguntas são diversas, mas com calma daremos as respostas para tudo
Existe seguro para Uber?
Diante desse novo nicho de mercado, as seguradoras passaram a aceitar o seguro de Uber, sendo que a principal questão é o enquadramento como uso comercial, isto é, o veículo é utilizado como instrumento de trabalho.
Ter ou não seguro para o carro
É indicado que o motorista da Uber faça um seguro com cobertura compreensiva, que cobre roubo, furto e colisões com perda total ou parcial e também a Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF), tradicionalmente conhecida como cobertura de terceiros, caso haja batidas em outros carros.
Sendo mais específico, o seguro para Uber deveria ser o compreensivo – cobertura total – com os itens adicionais que informamos acima. Mesmo não sendo obrigatório, circular o dia inteiro com o seu veículo, que é seu instrumento de trabalho, é um risco muito grande.
A cobertura APP, com cobertura mínima de R$50.000 por pessoa, é obrigatória na hora de cadastrar-se no aplicativo. Ela irá cobrir ou indenizar em caso de despesas médicas, invalidez total ou parcial e casos que possam ocorrer mortes.
Não cote o seu Uber como se fosse um seguro normal.
Mesmo contratando as coberturas acima, você não pode fazer a cotação do seguro como se o veículo fosse de passeio, por exemplo. Em caso de danos, a seguradora vai se recusar a pagar a indenização, pois o veículo estará sendo usado com outra finalidade.
Na hora da cotação, deixe claro que o carro será usado para fins comerciais, mais especificamente como Uber, sendo assim, rodará bem mais e necessitará de uma análise diferente. De fato, ao informar que se trata de um Uber, você irá pagar um pouco mais pelo seguro, mas de forma alguma, omita a informação que o veículo vai ser usado como Uber, pois em casos de acidentes, roubos, furtos e afins, a seguradora irá recusar o pagamento da indenização se ficar comprovado que o veículo estava sendo usado como Uber e o seguro não levou isso em conta.
Eu tinha um seguro para o meu carro, mas comecei a trabalhar com Uber. O que eu faço?
Primeiramente, entre em conta com o seu Corretor de Seguros e peça que verifique se a sua seguradora aceita o enquadramento como Uber, pois, atualmente, nem todas as seguradoras já estão aceitando fazer seguro para Uber.
Caso ela não tenha este tipo de aceitação, será necessário cancelar o seguro e fazer com outra empresa que aceite Uber. Caso a sua seguradora atual já trabalhe com seguro para Uber, será necessário realizar um endosso, que para quem não sabe ou não se lembra, é a atualização da apólice e você pode ler mais nesse texto.
E para realizar o endosso, basta comunicar a sua corretora de seguros . Irá ocorrer alteração no valor do seguro, mas, por outro lado, você estará protegido.
E se você ainda não tem uma apólice, não perca tempo.