Muitas pessoas não contratam o seguro de moto por falta de conhecimento sobre esse tipo de seguro. Pensando nisso, neste artigo trataremos de uma assunto muito procurado pelos amantes e usuários de moto: Como funciona o seguro de moto?
Seguro de moto é igual o seguro de carro?
O seguro de moto é igual o seguro de carro. Ambos são enquadrados como “seguro de automóvel”, e funcionam da mesma maneira. Você pode contratar diversas coberturas, como incêndio, roubo, furto, colisão, danos a terceiros, entre outros.
Exemplos de seguradoras que aceitam o seguro total para motos são a Porto Seguro, Sul América, HDI, Allianz, Bradesco e Mapfre.
Posso contratar somente a cobertura de roubo e furto?
Como o seguro total de motos no geral fica relativamente caro, muitas pessoas procuram o seguro somente de roubo/furto, a fim de baratear o seguro. Ou seja, a pessoa contrata somente a cobertura de roubo e furto, e deixa de contratar coberturas como colisão e danos a terceiros.
Além de possuir um preço mais acessível, esse seguro também tem maior aceitação para diferentes tipos de motos e dos mais diversos anos de modelos.
Diferenças entre seguro total e seguro roubo/furto:
A cobertura compreensiva cobre todos os riscos básicos: incêndio, roubo, furto e colisão. É a cobertura básica “completa”, daí o nome “compreensiva”.
O Seguro para Roubo/Furto, não tem cobertura para Perda Total devido a colisão, ou demais danos. Leia mais em nosso Post: Seguro Completo ou Roubo e Furto.
Cobertura de APP, é interessante?
A cobertura de APP (Acidente Para Passareiros), é muito interessante para motociclistas, uma vez que está mais vulnerável a sofrer um acidente. Esta cobertura é válida para caso de Morte, Invalidez por Acidente e algumas seguradoras tem cobertura até para DMH, Despesas Médicas Hospitalares (aconselhamos a consultar o Corretor de Seguros se a seguradora tem esta cobertura)
Deve-se observar se o valor contratado da tabela FIPE. Para algumas seguradoras a aceitação pode não ser 100% da Tabela FIPE, podendo variar de 80% a 100%.
Tem Serviço de Guincho para Seguro de Motos?
Para todos os casos há Assistência 24 horas em todas as seguradoras, variando somente a quilometragem para o Serviço de Guincho e uma grande vantagem é o Serviço de Guincho inclusive para troca de pneus.
Como funciona a Classe de Bônus?
A classe de bônus que se ganha (quando não há sinistro) quando renova o seguro é diferente para a Cobertura Roubo e Furto, isso vale para Automóvel e Moto, e as regras podem variar dependendo da seguradora, vale consultar o corretor na renovação.
E se tiver Sinistro?
Quem contrata o seguro de moto , muitas vezes, têm dúvidas sobre a forma de indenização nos casos de veículos financiados que tiveram ¨perda total”, seja em decorrência de acidentes, roubos ou furtos.
Se o sinistro ocorrer antes da quitação, caberá ao segurado obter junto à financeira uma declaração de saldo devedor, que vai indicar quanto ele ainda tem que pagar e o que já foi pago. Nesses casos, a seguradora faz dois pagamentos: Um para o segurado, equivalente ao que ele já pagou e o outro, para a financeira, referente ao saldo devedor.
O valor da indenização sempre será o estabelecido pela Tabela FIPE, Assim, quando o valor da dívida for maior que a indenização, o segurado terá que efetuar o pagamento do valor complementar para a financeira. Leia mais em nosso Post: Como funciona o Seguro para Carro Financiado?
Cabe ao segurado pagar o IPVA e o DPVAT. Ele tem que entregar o veículo sinistrado para a seguradora com toda a documentação em dia, independente do mês em que ocorreu a perda total, lembrando que a dívida com o IPVA, por exemplo, começa em 1o. de janeiro de cada ano.
A ¨baixa” do veículo sinistrado (gravame) junto ao DETRAN ocorre pela financeira assim que a dívida é quitada. Algumas seguradoras indenizam o segurado somente após esta baixa.