Na cotação de seguro auto é obrigatório informar o CPF e não tem como fazer isso de outra forma. Entenda porque esse documento é tão importante e indispensável nesse processo.
Você está buscando um seguro para seu carro e descobre que pode fazer a cotação online. Isso parece ótimo, afinal, não precisará sair da sua casa para obter essa informação.
Tudo parecia estar indo muito bem, até que descobre que na cotação auto é obrigatório informar o CPF.
Era tudo o que você não queria, ter de fornecer dados pessoais a sites ou pessoas que você não conhece direito.
Os dois caminhos podem não agradar, mas, na verdade, você não precisa ficar com medo de informar o CPF se estiver usando um site de confiança ou conversando com uma corretora parceira das seguradoras.
Caso contrário, não será possível realizar a cotação junto às seguradoras
Esse documento reúne informações sobre a pessoa, entre ela se trata de um bom pagador, se está com a situação regular do CPF e outros.
Através do CPF a seguradora irá precificar o valor do seguro à pagar.
Pessoas com restrição costumam ter o seguro com um valor mais elevado para compensar o risco de atrasarem uma parcela ou cancelarem o seguro por inadimplência. Não são todas as seguradoras que seguem esta regra, algumas podem nem aceitar o risco se a restrição for muito agravante.
Outra análise feita pela seguradora é a quantidade de sinistros vinculados ao CPF do segurado ou do principal condutor. Cada seguradora tem um critério com relação a esta situação, por isso a disparidade de valores podem ser gritantes.
Por isso aconselhamos procurar uma corretora de seguros que trabalham com diversas seguradoras para poder apresentar a melhor cotação.
É seguro fornecer meu CPF?
Isso vai depender do local em que a pesquisa está sendo feita. Você não deve preencher suas informações para cotar o seguro ou qualquer outro serviço em uma página que não achar confiável.
Para saber se a corretora é de confiança, verifique em seu site ou peça a informação sobre o credenciamento junto a SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, autarquia governamental que fiscaliza o mercado de seguros. Para verificar se a situação da corretora de seguros está ativa, a consulta pode ser feita diretamente no site da SUSEP (clique aqui)
Entretanto, as informações que temos a respeito de Associação, Cooperativas ou Proteção Veicular, não é necessário informar o CPF pois trata-se de uma união de todos os que contratam para bancar o sinistro alheio, sem verificar a idoneidade das pessoas que contratam. Leia mais em nosso post: As diferenças entre Proteção Veicular e Seguro Auto.
Agora que já teve suas dúvidas esclarecidas em relação ao assunto aproveite e faça uma pesquisa e na cotação auto é obrigatório informar o CPF. Forneça os dados e receba as suas propostas.
Tendo esses cuidados não terá problemas, pois, sabe que na cotação auto|moto é obrigatório informar o CPF e que existem empresas sérias que não usarão o seu documento de forma inadequada.