Acabou de tirar a habilitação e comprou o sonhado carro. Agora está na hora de fazer o seguro. Com a idade de 21 anos, como exemplo, você pergunta: Posso fazer o Seguro Auto no nome do pai ou mãe?
O preço do Seguro de Automóvel, como todos os seguros, é calculado com base no risco e as estatísticas revelam que a partir dos 25 anos e 5 anos de habilitação é quando os condutores ganham maior maturidade e experiência na arte de conduzir um veículo.
Portanto, o preço do Seguro de Carro para os Pais com certeza vai ficar mais barato do que tendo o filho (a) como Principal Condutor.
Mas afinal de contas, pode ou não pode fazer o seguro auto no nome do pai ou mãe?
A maioria das seguradoras pede que informe no Perfil, como PRINCIPAL CONDUTOR a pessoa que utiliza o veículo 85% DO TEMPO.
Se o filho(a) utiliza o carro para ir todos os dias a faculdade ou trabalho, já está caracterizado que o filho(a) é PRINCIPAL CONDUTOR.
Leia mais: O que é Principal Condutor no Seguro Auto?
Caso o(a) jovem vier a utilizar o veículo eventualmente, não precisa alterar o Perfil do Principal Condutor, pode se manter o pai ou a mãe e informar que EXISTEM JOVENS ENTRE 18 A 25 ANOS QUE IRÃO UTILIZAR O VEÍCULO.
A Corretora de Seguros fará o cálculo junto a seguradora e informará qual a diferença a pagar. Se for durante a vigência, o valor a ser pago será proporcional até a data final da vigência do seguro.
O seguro pode continuar no nome do Pai ou Mãe, altera-se somente o Principal Condutor.
O contrato de seguro é um contrato de boa fé. Na contratação a seguradora aceita as informações que constam no perfil, porém, no momento do sinistro, a seguradora pode vir a checar as informações e caso alguma informação não seja real, pode-se NEGAR o PAGAMENTO DA INDENIZAÇÃO.
E acreditem que o mais comum nas negativas de indenização de sinistro é pelo motivo do Principal Condutor não ser o mesmo que está na apólice.