Condutor Principal no Seguro Auto
Todas as Seguradoras que atuam no Seguro de Automóvel precificam o seguro com informações que vão muito além apenas do veículo segurado. O perfil contratado tem grande influência no momento da contratação e principalmente no momento da utilização do seguro. A principal questão a ser determinada é “Quem é o principal condutor do Seguro Auto”
O que é Perfil?
Perfil é a personalização mais adequada, pois entende todos os pontos importantes que precisam estar no seguro auto, como: sexo, idade do condutor principal, condutores adicionais, CEP de circulação, CEP de pernoite, entre outras informações relevantes para precificação.
O principal condutor deve ser a pessoa que conduza o veículo mais de 85% do tempo, ou seja, a maior parte do tempo. Porém existem diversas situações em que diversas pessoas dirigem o mesmo carro, como numa família, por exemplo.
Neste caso, quando não há uma pessoa que conduza a maior parte do tempo deve ser considerado o condutor mais jovem dentre todos.
É sempre importante haver uma atenção especial no caso de condutores entre 18 a 25 anos, pois essa é faixa etária considerada de maior risco pela Seguradora e só haverá cobertura para condutores desta faixa etária desde que esteja contratado na apólice. Nessa situação existem duas formas de contratação:
- Se o condutor jovem dirigir no máximo 15% do tempo é possível contratar uma cláusula adicional para que haja cobertura para condutores jovens.
- Se o condutor jovem dirigir mais que 15% do tempo é necessário que o mesmo seja considerado o principal condutor da apólice.
- Algumas seguradoras pergunta se há jovens entre 18 a 25 anos que moram na residência e não dirijam, também é importante responder esta questão com veracidade.
Se houver condutor eventual ou condutor adicional?
A regra serve para ambos os casos:
Caso o condutor eventual tiver a idade entre 18 a 25 anos é necessário que o jovem seja incluído no perfil para que tenha cobertura em caso de sinistro.
Para maiores de 26 anos, não é necessário informar e caso ocorra algum sinistro, o condutor eventual deverá apresentar a CNH em dia para que tenha cobertura do seguro.
Todas essas questões irão influenciar diretamente no preço do seguro contratado e são de extrema importância, pois estão diretamente ligadas ao pagamento da indenização no caso de um sinistro. Não vale a pena fazer a contratação incorreta do seguro e depois não receber na hora que mais precisar. Normalmente a Seguradora confirma todas as informações no momento do acionamento do seguro e caso existam divergências ou omissões de informações ela tem o direito de negar a indenização do seguro.
Ler a proposta do seguro é importante
Muitas pessoas não leem o contrato de seguro, mas nele consta a informação abaixo:
“O proponente declara assumir toda a responsabilidade pela exatidão das respostas constantes no questionário de avaliação de risco, quando no caso de contratação com perfil, reconhecendo que qualquer informação falsa, inverídica, incompleta ou incorreta produzirá a perda do direito do seguro, conforme artigos 765 e 766 do código civil brasileiro.
O proponente compromete-se a comunicar à seguradora quaisquer alterações nas características originais do veículo segurado ou em relação ao perfil informado, tão logo estas ocorram, ciente de que tais informações poderão impactar no prêmio do seguro. Poderá haver a negativa de pagamento das coberturas caso o proponente não preste as informações corretamente ou tão logo ocorram as modificações citadas logo acima.
Ciente das condições gerais do Seguro de Automóvel, não tendo nenhuma dúvida quanto ao conteúdo e acatando as mesmas como parte integrante deste contrato de seguro. A Seguradora. reserva-se ao direito de auditar, a qualquer momento, as informações constantes neste documento. Faz parte deste questionário o esclarecimento do perfil, favor solicitar ao seu corretor.”
E se houverem alterações durante a vigência do seguro?
É necessário informar ao seu corretor de seguros para que as alterações sejam feitas na sua apólice de seguro. Caso haja divergência no momento do sinistro, poderá ocorrer a negativa da indenização do seguro.
E o que acontece se alguém que não está no perfil do seguro bater o carro?
Se não estiver na faixa etária de condutor jovem considerado pela sua Seguradora (pode varia entre 24 e 26 anos, de acordo com a regra de cada uma) haverá cobertura. Caso o condutor esteja na faixa etária considerada jovem, só haverá cobertura se estiver expressamente contratado na apólice.
É possível contratar um seguro sem perfil?
Sim, é possível, normalmente contratado para pessoas jurídicas – onde diversas pessoas tem acesso ao veículo – sendo impossível determinar um condutor.
Todas as informações contidas na sua apólice são importantes e devem sempre corresponder a realidade, fique atento as questões de garagem do seu veículo, tipo de utilização (particular, comercial, táxi, Uber,etc), cep de pernoite do veículo, entre outros. Consulte sempre um corretor de confiança e confira essas informações para evitar futuros transtornos.
Leia também: Posso fazer o Seguro Auto no nome do Pai ou Mãe?
Leia também: Qual o melhor seguro para uber?