Como funciona o seguro para Carro Financiado?
É uma das grandes dúvidas das pessoas que contratam seguro, pois uma grande maioria compram Carro Financiado. Neste Post vamos explicar como funciona o seguro para carro financiado em caso de sinistro.
Há diferença entre Seguro para Carro Financiando e Carro Quitado?
Não há diferença na contratação do Seguro Auto para veículo financiado.
A diferença do seguro entre um carro financiado e um carro quitado está no momento da indenização.
Como funciona a indenização do sinistro de Carro Financiado?
Para veículos financiados que tiveram “Perda Total”, seja em decorrência de acidentes, Roubo ou Furto, funciona da seguinte forma:
Se o sinistro ocorrer antes da quitação do financiamento, caberá ao segurado obter junto à financeira uma declaração de saldo devedor, que vai indicar quanto ele ainda tem que pagar e o que já foi pago. Nesses casos, a seguradora faz dois pagamentos:
Um para o segurado, equivalente ao que ele já pagou e o outro, para a financeira, referente ao saldo devedor.
O valor da indenização sempre será o estabelecido pela Tabela FIPE (leia mais em nosso Post: O que é Tabela FIPE. Assim, quando o valor da dívida for maior que a indenização, o segurado terá que efetuar o pagamento do valor complementar para a financeira.
Cabe ao segurado pagar o IPVA , DPVAT e multas, caso houver. É necessário entregar o veículo sinistrado para a seguradora com toda a documentação em dia, independente do mês em que ocorreu a perda total, lembrando que a dívida com o IPVA, por exemplo, começa em 1o. de janeiro de cada ano.
A ¨baixa” do veículo sinistrado (gravame) junto ao DETRAN ocorre pela financeira assim que a dívida é quitada. Algumas seguradoras indenizam o segurado somente após esta baixa.
Posso substituir o veículo que teve sinistro na financeira?
Sim, é possível fazer a substituição do veículo na financeira e continuar com a dívida.
Porém estes detalhes devem ser acordados junto a financeira.
A indenização do sinistro do carro em questão será feita a financeira e havendo a substituição do veículo, um novo seguro deverá ser feito.
Preciso fazer o Seguro para Carro Financiado?
Algumas pessoas acham que devido ao carro ser financiado e a seguradora indenizar o saldo devedor à financeira, não vale a pena fazer o seguro.
Cabe aqui um alerta: Caso o veículo seja roubado, furtado ou tenha uma perda total, a sua dívida com a financeira continua. Você terá que pagar o carro sem tê-lo, portanto, o seguro se torna fundamental.
Como escolher o melhor seguro auto?
Leia em nosso Post: As 10 melhores seguradoras de automóvel.