Muitas pessoas viram a cara quando o assunto é seguro de vida, neste post, vamos esclarecer alguns itens que podem fazer você repensar sobre o assunto, Seguro de Vida: Mitos e Verdades:
Seguro de vida serve apenas para casos de morte
Mito
O Seguro de Vida não é só para a morte, é também para aproveitar a vida, pois oferece coberturas que possibilitam o titular receber a indenização ainda em vida.
Algumas dessas coberturas são:
– Invalidez Permanente por Acidente: você receberá a indenização total ou um percentual do valor, de acordo com o grau da invalidez.
– Doenças Graves: você receberá a indenização integral caso seja diagnosticado com alguma doença grave coberta pelo seguro.
– Diária por Incapacidade Temporária: você receberá uma renda mensal de R$ 1 mil até R$ 30 mil enquanto se recupera de um acidente ou doença que precise de repouso e tratamento e esteja impossibilitado de exercer suas atividades laborativas.
Não compensa fazer seguro quando se é jovem
Mito
A idade na hora da contratação do Seguro de Vida influencia diretamente o custo do seguro. E como vimos anteriormente, o Seguro de Vida pode também ser usado em vida, protegendo o jovem em casos de imprevistos.
O objetivo é oferecer proteção financeira e, por consequência, tranquilidade, mesmo frente a situações não planejadas como acidente, afastamento do trabalho ou caso seja necessário realizar algum tratamento médico mais longo e custoso.
Com o Seguro de Vida, o jovem tem a possibilidade de arcar com suas próprias despesas em caso de imprevistos, mantendo a recém conquista de autonomia.
Ou seja, o seguro pode evitar que o jovem volte a ser dependente financeiramente de outras pessoas caso algo impeça a sua geração de renda.
O seguro de vida está isento do recolhimento do Imposto de Renda.
Verdade
As indenizações recebidas pelo segurado ou pelos beneficiários estão isentos do recolhimento do Imposto de Renda, pois são considerados isentos e não tributáveis. Ou seja, os beneficiários receberão o valor integral da apólice contratada.
Seguro de vida só é importante para quem tem dependentes
Mito
Em todas as fases da vida, é preciso um planejamento financeiro diferente, pois os anos passam e as necessidades mudam.
Conforme vamos amadurecendo nossas prioridades se modificam, assim como a obrigação de nos prevenir de acontecimentos inesperados que as fases da vida nos reservam.
O ideal é que esse planejamento seja feito ainda na juventude por conta dos valores mais baixos. Porém, muitas pessoas deixam para pensar no seguro de vida somente quando os problemas chegam e, às vezes, pode ser tarde demais.
Seguro de vida é caro
Mito
Seguro não é caro, ele pode custar menos que uma pizza aos domingos. É possível personalizar seu plano de acordo com suas necessidades, contratando apenas coberturas que façam sentido para você! O resultado disso, é um Seguro de Vida que cabe no seu bolso e que te protege financeiramente!
Muito bem! Agora você sabe porque precisa de um seguro de vida, só falta saber quanto custa.