Diferenças entre plano de saúde e seguro saúde
Na hora de contratar um plano de saúde, sempre existem dúvidas, e uma delas é existe alguma diferença entre plano de saúde e seguro saúde?
Respondendo a questão, tanto o plano de saúde quanto o seguro saúde têm o mesmo objetivo: oferecer assistência médica e hospitalar aos seus clientes.
Embora as regras de carências são seguidas por ambos, estipulados pela ANS (Agência Nacional de Saúde), abaixo detalhamos melhor item a item.
Saiba mais sobre Carência do Plano de Saúde: como funciona?
Seguro Saúde
A diferença é que, no caso do seguro saúde: o beneficiário tem liberdade de escolha de médicos, hospitais e laboratórios.
Além de ter uma rede credenciada em todo o território nacional, com o seguro saúde é possível consultar médicos, laboratórios que não sejam credenciados e solicitar reembolso das despesas. O valor do reembolso vai depender do tipo de seguro contratado e tabela de reembolso da seguradora.
Devido a este fato, o custo do seguro saúde sempre é mais caro que um plano de saúde.
As seguradoras tradicionais que fazem Seguro Saúde são: SulAmérica Saúde, Bradesco Saúde, Porto Seguro Saúde, Sompo, Allianz, etc.
Plano de Saúde
Já no plano de saúde, os beneficiários têm o serviço de assistência médica prestado pelos médicos, laboratórios e profissionais credenciados pela operadora e normalmente a rede credenciada é regional ou somente atende no município.
Existem também categorias de planos que podem oferecer a livre escolha com reembolso ou atendimento em hospitais de urgência e emergência em cidades ou estados do qual tem parceria mas, neste caso, é necessário constar esta opção no contrato.
Os planos de saúde são operadoras ou cooperativas regionais e por isso pode ter um valor mensal mais enxuto do que o seguro saúde.
05 itens importantes ao contratar um plano de saúde ou seguro saúde:
Quando for contratar um plano de saúde ou seguro saúde, leve em conta o seguinte:
- Plano nacional ou regional
- Rede credenciada
- Hospitais
- Laboratórios
- Número de leitos em UTI
Agência Nacional de Saúde – ANS
Vale lembrar que a ANS (Agência Nacional de Saúde) é a responsável por fiscalizar e regulamentar tanto os planos de saúde quanto os seguros saúde.
Por isso, em caso de dúvidas, antes de contratar um plano de saúde ou seguro saúde, aconselhamos a consultar a ANS para verificar se a operadora ou seguradora não tem planos de comercialização suspensos.